Saiba como ter maior qualidade de vida

23 de fevereiro de 2022

Saiba como ter maior qualidade de vida

Além de termos hábitos de consumo sustentáveis, como por exemplo adotar um copo durável para que usemos menos o descartável, também é preciso ter uma vida plena e saudável, uma qualidade de vida boa e leve.

Para isso, seguem 5 dicas básicas e essenciais para você viver bem e pensar em você.

Vamos lá?!

1. Dormir bem

Essa é a principal dica, ter um sono bom e regulado é fundamental para que você consiga ter um dia bom e produtivo. Segundo a Pfizer, é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo. É durante esse período todo o nosso organismo se regulariza com a intenção de nos manter saudáveis.

A média recomendada para um sono saudável e de qualidade são de 8 horas por dia, isso sem interrupções, ou seja, nosso sono noturno, mas o horário do sono depende muito da rotina de vida de cada indivíduo, é claro.

Há variações do tempo de sono para cada idade;

Adultos: necessitam de uma média de 7 a 8 horas de sono regular por dia;

Adolescentes: necessitam de uma média de 8 a 10 horas de sono regular por dia;

Crianças: necessitam de 9 a 13 horas de sono regular por dia;

Bebes: necessitam de 12 a 16 horas por dia.

Ter um período de sono regular é imprescindível pra seu dia fluir.

2. Ingerir Água

Após um belo sono, que tal beber uma água?

Muitos chamam a Água como a Fonte da Vida, esse termo realmente faz muito sentido. Pois ela tem a função de digestão, absorção e transporte de nutrientes, além de muitas outras funções. A água também auxilia no emagrecimento, redução de celulites, combate a acne e muito mais. Apenas coisas positivas, por isso que o termo Fonte da vida não é em vão.

A falta desse elemento é totalmente prejudicial. Com sua falta no organismo, vem à tona dores, fadigas, desidratação, funcionamento incorreto da corrente sanguínea, problemas no rim, entre outros maléficos.

2.1 E como saber o quanto devo beber de água por dia?

É necessário fazer uma conta simples. Basta pegar seu peso atual e multiplicar por 35 ml.

Ou seja, uma pessoa de 80 quilos deve beber em média 2,8 litros de água por dia.

80kg / 35ml = 2,8 de água por dia.

Isso equivale 6 garrinhas de 500ml, ou 9 copos de 310ml.

Bebam água, faz bem PRA TUDO, mas também não abuse!

Uma dica boa, é deixar uma garrafa de água no trabalho ou em casa e se policiar para tomar a quantidade que necessita ao longo do dia, entender quantas garrafas/ Squeezes/ canecas precisa tomar ao longo do dia para criar as suas metas e não esquecer de tomar água

3. Realizar Atividade Física

Uma boa atividade física é essencial.

Isso para qualquer idade, além de combater doenças, estimula sua qualidade de vida. Segundo a Eurofarma é considerado atividade física qualquer movimento corporal produzido por contração muscular que ocasione o gasto de energia.

Ou seja, não é preciso fazer loucuras pra se manter ativo, é muito necessário ter um cuidado e uma consciência com atividades físicas, SEM EXAGERAR, o ideal é passar em um especialista para você saber o que é o melhor tipo de atividade e intensidade para seu corpo.

Iremos passar simples ações de atividade física que você pode adotar no seu dia a dia.

– Praticar esportes que goste (futebol, basquete, vôlei, etc.);

– 30 minutos diários de atividades físicas leve até moderada;

– Passear com seu animal de estimação;

– Optar por escadas ao invés de elevador;

– Arrumar a casa;

– Descer um ponto antes do ônibus/metrô e ir caminhando o restante do caminho até seu destino.

Essas são algumas atividades para usar no dia a dia. Se você deseja algo mais intenso e quer buscar resultados específicos o ideal é uma academia, e sempre com acompanhamento de um profissional.

4. Fazer exames periódicos

Ter uma rotina de fazer exames é preciso para a avaliação do seu estado de saúde e tem como objetivo a orientação dos níveis de fatores de risco.

É aconselhável fazer um check-up geral pelo menos duas vezes por ano, com isso você pode se prevenir, diagnosticar problemas e reavaliar hábitos

5. Fazer algo que lhe dê prazer

É extremamente importante fazer o que goste, procure isso, tire um tempo para você, pratique seus hobbies, se gostar de ler, leia. Se gosta de escrever, escreva. Se gosta de ouvir música, ouça.

Faça o que lhe faz bem, isso será totalmente essencial para sua saúde mental e consequentemente física. No trabalho, se possível, faça o que goste, assim, você não terá uma sensação de obrigatoriedade no ambiente de trabalho e estará fazendo suas funções com amor e zelo, afinal, foi você que escolheu isso para sua vida.

Tenha as escolhas certas, siga uma vida leve e plena.

Essas são algumas dicas, que se você seguir, irá fazer uma diferença na sua qualidade de vida, e isso será notável na sua saúde física e mental.

Se cuide, seja feliz.

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