Tipos de copos: modelo ideal para cada bebida

16 de setembro de 2021

Existem muitas maneiras de saborear uma bebida. Para cada uma delas há os tipos de taças e copos adequados.  

Seja em um grande evento ou naquela reunião com os amigos, escolher quais bebidas serão servidas é um passo importante, pois a partir daí é possível definir as peças certas para melhor apreciação de cada uma. 

Embora a função de um copo seja clara, os diferentes tipos de copos não existem apenas por questões estéticas.  

Suas características como a borda, base e espessura podem influenciar diretamente no aroma, sabor e temperatura de cada bebida. 

Já falamos aqui sobre os tipos de taças e para que servem, agora, convidamos você para conhecer os principais tipos de copos e qual o modelo ideal para cada tipo de bebida. 

Drink ou Coquetel? 

Antes de falarmos sobre os principais tipos de copo, é importante esclarecer a diferença entre drink e coquetel: 

Drink – é a bebida que tem de um a dois ingredientes, e não precisa ser, necessariamente, alcoólico. Pode ser um suco de abacaxi com hortelã, por exemplo. 

Coquetel – ao incluir um terceiro ingrediente, a bebida torna-se um coquetel, como o martini, a margarita, entre outros. Assim como o drink, o coquetel também não precisa ser alcoólico. 

Agora que entendemos a diferença, vamos aos tipos de copos. 

Principais tipos de copos 

  • Copo de cachaça  

A cachaça pode ser servida em um copo de dose, mas, o tradicional copo de cachaça é representado pela miniatura do copo americano. A dose ideal para ele é de 40 ml. 

  • Copo shot 

Com o desenho diferente do copo de cachaça, o copo de shot pode conter até 70 ml de bebida. Ideal para doses consumidas em único gole, é bastante utilizado para servir tequila, vodca e outros destilados.  

Por conta de seu tamanho, é comum que em alguns eventos, a versão do Copo de shot tequila seja utilizado também para servir brigadeiros e outros tipos de doces de colher. 

  • On the rocks 

Com a boca e o bojo largos e fundo grosso, o copo On the rocks é próprio para whisky. Porém, serve também para bebidas que levam um pouco a mais de gelo ou bebidas com frutas, como a caipirinha, por exemplo.   

Sua capacidade varia de 300ml a 320 ml de bebida.  

  • Long drink 

Do tipo longo e fino, o copo long drink é muito utilizado em eventos para servir bebidas não alcoólicas, como os refrigerantes. 

Por conta de seu formato e sua capacidade, que pode chegar a 320 ml, é usado também para servir coquetéis que podem ser completados com sucos ou outras bebidas que precisam de bastante gelo.  

  • Old fashioned 

Copo ideal para diferentes tipos de coquetéis servidos com ou sem gelo. Perfeito também para alguns destilados, como o whisky, mesmo que o seu design seja um pouco diferente do copo específico para a bebida. 

Com a boca mais larga que o bojo, é um dos preferidos para caipivodkas, por exemplo. 

  • Copo de suco 

Um pouco semelhante ao long drink, o copo de suco é mais largo e, geralmente, um pouco mais baixo. Nele, além do suco, pode ser servido refrigerante ou água, além de bebidas que precisam de muito gelo. 

  • Copos de cerveja 

Entre os copos de cerveja mais utilizados, estão: 

Copo tulipa – seu desenho proporciona a formação do famoso “colarinho” de uma forma cremosa e direciona o aroma direto ao nariz. 

Caldereta – muito versátil, o copo caldereta pode comportar de 360ml a 400 ml e é muito utilizado também para servir chopp. 

A importância de conhecer os tipos de copos 

Para quem tem um restaurante, empresa que organiza eventos ou quer oferecer uma festa, saber exatamente como utilizar os diferentes tipos de copos é sem dúvida um conhecimento que agregará grande valor ao seu negócio ou evento. 

Como dissemos, os copos específicos para cada bebida não existem apenas por questões estéticas.  

Quando a bebida, seja ela pura, drink ou coquetel, é servida no copo adequado, sua qualidade é mantida, assim como suas propriedades. 

Sendo assim, é possível compreender que formato da borda, espessura, material utilizado, entre outros fatores, fazem a total diferença quando se trata de tipos de copos. 

Neste artigo, consideramos os tipos mais comuns, ou seja, copos para alguns dos drinks mais consumidos tradicionalmente no Brasil. 

Encontre o melhor fornecedor de copos e taças 

Se você quer encontrar diferentes tipos de copos e taças para festas, empresas, e ainda comprar no atacado ou varejo, compre direto de quem fabrica e que atende o Brasil todo, com diversas opções de modelos de copos para você.  

Para isso, não deixe de conhecer a Krystalon! 

A Krystalon, além de fabricar seus produtos, é uma empresa líder no fornecimento de diferentes modelos de copos e taças para todos os tipos de bebidas. 

Contando ainda com copos de acrílico, taças de acrílico, canecas, champanheiras, pratos, bowls, baldes de gelo e muitos outros itens. 

Seus produtos resistentes são ideais para evitar acidentes com vidro e reduzir gastos com descartáveis, além de serem uma excelente opção para brindar com estilo e personalidade em festas e eventos. 

Clique aqui e saiba mais! 

Para conhecer todos os produtos da Krystalon, entre em contato. 

Acesse o site: www.krystalon.com.br 

Tel.: (11) 5572-9612 

WhatsApp: (11) 97979-2200 

E-mail: krystalon@krystalon.com.br 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>