Fabricação de Produtos
Patricia Abreu

Chopp ou cerveja – saiba a diferença e a ocasião ideal para servir cada uma

Quem nunca se perguntou: chopp ou cerveja?

Esta é uma dúvida comum entre as pessoas, por isso vamos entender a diferença entre uma bebida e outra.

Existe apenas uma linha de produção para cerveja e para o chopp. Isso é possível graças a Louis Pasteur, que foi um grande microbiologista e químico e desenvolveu o sistema conhecido como pasteurização.

A pasteurização, basicamente, é um processo de esterilização. Nele, a cerveja é submetida a uma elevada temperatura e depois é resfriada, com isso, matam-se as leveduras para que elas não continuem  fermentando a bebida, o que acrescenta tempo ao prazo de validade.

Então, o chopp é a bebida que não passa pela pasteurização, ou seja, a cerveja é o chopp pasteurizado.

É importante frisar que essa diferença só existe no Brasil. Lá fora, ela é chamada de cerveja em barril ou cerveja em garrafa. Contudo, a legislação brasileira categoriza chopp e cerveja como produtos diferentes.

A pasteurização pode ser considerada uma desvantagem, já que, segundo especialistas, o procedimento mata alguns aromas e sabores da cerveja. Por isso, a grande maioria das cervejas artesanais não são pasteurizadas.

De qualquer forma, o brasileiro, até mesmo culturalmente, ama tomar aquela cerveja ou chope com os amigos, não é mesmo?

Quando optar pela cerveja

Sobre a cerveja em garrafa, uma das vantagens é a diversidade de marcas e formatos em que podem ser servidas, sendo assim, é possível escolher a que mais agrada ou ter várias delas para oferecer na festa.

Se o local do evento não exigir grandes estruturas, a cerveja de garrafa também é recomendada, já que com uma champanheira e gelo é possível deixá-las sobre a mesa ou balcão junto com os copos adequados.

Além disso, no caso das cervejas long neck, os convidados podem beber na própria garrafa.

Quando optar pelo chopp

Servir chopp em uma festa ou evento, vale a pena?

Em primeiro lugar, é importante saber a quantidade de pessoas convidadas e seus perfis. Se estivermos falando de uma maioria que gosta de chope, vale bastante a pena.

Afinal, existem algumas situações um pouco mais genéricas e acabamos por fazer o que for melhor para a maioria.

No caso do chopp, ele é mais indicado para o verão e épocas de temperaturas mais quentes, porque se tornam mais atrativos. Basta colocar a chopeira em um lugar estratégico junto com as canecas próprias de chopp.

Além disso, o chopp gera menos lixo e acaba sendo bastante econômico, já que as pessoas podem se servir do quanto quiserem, evitando desperdícios.

Conclusão

Podemos concluir que, na verdade, é tudo uma questão de preferência. Existem os apreciadores da cerveja de garrafa e latinhas e há aqueles que amam colocar o chopp no copo e ver o famoso colarinho.

E você, prefere chope ou cerveja?

Conheça algumas cervejarias e choperias

http://sinnatrah.com.br/

https://delivery.cervejarianacional.com.br/

https://vejasp.abril.com.br/comida-bebida/os-melhores-chopes-de-sao-paulo/

Encontre o melhor fornecedor de copos e taças Se você quer encontrar diferentes tipos de copos para festas, reunião com os amigos, confraternização da empresa ou aquele super evento que pretende oferecer, encontre um lugar que ofereça qualidade e as melhores opções para você.

Fabricação de Produtos
Você também pode gostar

Posts Relacionados

Conteúdos Gerais
Alan Barbosa

Tampografia, Serigrafia, Sublimação ou Transfer: Qual a diferença?

Confira os métodos mais comuns de personalização: Tampografia, Serigrafia, Sublimação e Transfer. Entenda a diferença de cada processo de personalização e escolha qual se adequa melhor à sua necessidade
Sustentabilidade
Mulher sorridente segurando um copo sustentável green cups
Ricardo Lopes

Green Cups: A Escolha Sustentável para o Seu Dia a Dia!

Descubra como os Copos Sustentáveis Green Cups podem transformar seu dia a dia, reduzindo o lixo e gerando economia.