Fabricação de Produtos
Patricia Abreu

Como fabricar copos de acrílico, policarbonato, poliestireno e polipropileno

E ai? Você já sabe como são fabricados os copos de acrílico, policarbonato, poliestireno e polipropileno? Pois é, os copos que vem sendo os queridinhos do momento por serem duráveis e ajudarem o meio ambiente possuem um processo de fabricação que gera muita curiosidade, por isso, vamos explicar um pouco mais como são escolhidos os materiais, máquinas, embalagem, etc e saiba como fabricar copos de acrílico, policarbonato, poliestireno e polipropileno.

Qual a matéria prima utilizada?

Primeiramente, é necessário escolher o material adequado dentre as diversas matérias primas existentes no mercado. É imprescindível que seja um material atóxico e que possa ter contato com alimentos e bebidas, quando falamos de copos, canecas, taças e utensílios domésticos em geral

A matéria prima utilizada para fabricar copos pode ser plástico poliestireno, polipropileno, acrílico, policarbonato, dependendo da durabilidade e resistência esperada no produto.  Os plásticos são formados por cadeias moleculares chamadas polímeros que são formados por moléculas menores chamadas monômeros e o tamanho e a estrutura da molécula do polímero que determinam as propriedades do material plástico.

Existem alguns fornecedores de matéria-prima plástica, como Braskem, Innova, Activas, entre outros fornecedores.

Qual tipo de máquina fabrica copos de acrílico?

Após escolher o material, é necessário processá-lo em uma máquina injetora adequada, configurar especificidades para cada tipo de molde e material a ser injetado. Por exemplo, um copo long drink acrílico possui uma extensão de seu extrator, uma abertura e um fechamento de molde, uma pressão e fluidez de injeção, uma carga de dosagem, um tempo de injeção, um tempo de resfriamento específicos desse molde,  enquanto o material utilizado também definirá a temperatura de aquecimento do material, a contrapressão necessária, o rpm da rosca e o recalque necessários, entre diversas outras configurações necessárias para se conseguir produzir um copo e que definirá o seu tempo de ciclo.

Como fabricar copos de acrílico?

Após definido o material, o molde e a máquina a ser utilizada é só começar a colocar a matéria prima no funil e aguardar ela ser plastificada pelo canhão e injetada na cavidade interna do molde. Aguarda-se o tempo de injeção e o tempo de resfriamento e pronto, temos um ciclo completo de fabricação dos copos acrílicos reutilizáveis.

Embalagem de copos?

Após o copo sair pronto do molde, um conjunto de copos é armazenado em caixas de papelão, lembrando que produtos que são texturizados/jateados podem ser transportados sem os saquinhos individuais, auxiliando o meio ambiente e evitando embalagens desnecessárias. Esse processo de embalagem dos produtos é de extrema importância para que os produtos cheguem perfeitos aos clientes.

Quanto tempo dura um copo reutilizável?

Fabricamos copos de parede grossa e com materiais que o tornam ainda mais resistentes, sendo assim, os copos possuem uma incrível durabilidade e são ideais para substituir os vidros e descartáveis nos estabelecimentos. Um copo de poliestireno por exemplo chega a durar cerca de 6 meses, enquanto um copo de acrílico cerca de 1 ano, um copo de policarbonato cerca de 1,5 ano e um copo de polipropileno dura cerca de 2 anos em média. Obviamente que se trata de uma média e depende muito do cuidado que o cliente tem com o produto e sua higienização.

Compensa comprar copos duráveis?

Com certeza! Além da questão ambiental envolvida, os copos duráveis e as canecas ecológicas são ecologicamente corretos, ou eco, como alguns gostam de chamar, pelo fato de ajudarem para que sejam utilizados menos recursos do meio ambiente e ainda evitam que os produtos sejam descartados após 1 único uso, como é o caso dos copos descartáveis.

Além disso, quando se fala em custo x benefício os copos reutilizáveis e duráveis se tornam viáveis em menos de 3 meses de uso, ou seja, embora o investimento de aquisição seja um pouco mais alto no início, por ser um copo que possui alta durabilidade, essa economia já é percebida logo nos primeiros meses, uma vez que os copos duram e os estabelecimentos demoram para fazer sua reposição.

E aí? Já garantiu o seu copo resistente e durável? Adote o seu copo ou caneca e ajude o meio ambiente!
Fabricação de Produtos
Você também pode gostar

Posts Relacionados

Fabricação de Produtos
Alan Barbosa

Acrílico vs. Vidro vs. Plástico Descartável

Acrílico vs. Vidro vs. Plástico Descartável. Entendendo as Diferenças e Escolhendo a Melhor Opção para Suas Necessidades
Uncategorized
A implantação de práticas sustentáveis nas escolas é essencial para promover a conscientização ambiental entre os alunos desde cedo.
Alan Barbosa

Implantação de Práticas Sustentáveis nas Escolas

A implantação de práticas sustentáveis nas escolas é essencial para promover a conscientização ambiental entre os alunos desde cedo.