Fabricação de Produtos
Patricia Abreu

Como fabricar copos de acrílico, policarbonato, poliestireno e polipropileno

E ai? Você já sabe como são fabricados os copos de acrílico, policarbonato, poliestireno e polipropileno? Pois é, os copos que vem sendo os queridinhos do momento por serem duráveis e ajudarem o meio ambiente possuem um processo de fabricação que gera muita curiosidade, por isso, vamos explicar um pouco mais como são escolhidos os materiais, máquinas, embalagem, etc e saiba como fabricar copos de acrílico, policarbonato, poliestireno e polipropileno.

Qual a matéria prima utilizada?

Primeiramente, é necessário escolher o material adequado dentre as diversas matérias primas existentes no mercado. É imprescindível que seja um material atóxico e que possa ter contato com alimentos e bebidas, quando falamos de copos, canecas, taças e utensílios domésticos em geral

A matéria prima utilizada para fabricar copos pode ser plástico poliestireno, polipropileno, acrílico, policarbonato, dependendo da durabilidade e resistência esperada no produto.  Os plásticos são formados por cadeias moleculares chamadas polímeros que são formados por moléculas menores chamadas monômeros e o tamanho e a estrutura da molécula do polímero que determinam as propriedades do material plástico.

Existem alguns fornecedores de matéria-prima plástica, como Braskem, Innova, Activas, entre outros fornecedores.

Qual tipo de máquina fabrica copos de acrílico?

Após escolher o material, é necessário processá-lo em uma máquina injetora adequada, configurar especificidades para cada tipo de molde e material a ser injetado. Por exemplo, um copo long drink acrílico possui uma extensão de seu extrator, uma abertura e um fechamento de molde, uma pressão e fluidez de injeção, uma carga de dosagem, um tempo de injeção, um tempo de resfriamento específicos desse molde,  enquanto o material utilizado também definirá a temperatura de aquecimento do material, a contrapressão necessária, o rpm da rosca e o recalque necessários, entre diversas outras configurações necessárias para se conseguir produzir um copo e que definirá o seu tempo de ciclo.

Como fabricar copos de acrílico?

Após definido o material, o molde e a máquina a ser utilizada é só começar a colocar a matéria prima no funil e aguardar ela ser plastificada pelo canhão e injetada na cavidade interna do molde. Aguarda-se o tempo de injeção e o tempo de resfriamento e pronto, temos um ciclo completo de fabricação dos copos acrílicos reutilizáveis.

Embalagem de copos?

Após o copo sair pronto do molde, um conjunto de copos é armazenado em caixas de papelão, lembrando que produtos que são texturizados/jateados podem ser transportados sem os saquinhos individuais, auxiliando o meio ambiente e evitando embalagens desnecessárias. Esse processo de embalagem dos produtos é de extrema importância para que os produtos cheguem perfeitos aos clientes.

Quanto tempo dura um copo reutilizável?

Fabricamos copos de parede grossa e com materiais que o tornam ainda mais resistentes, sendo assim, os copos possuem uma incrível durabilidade e são ideais para substituir os vidros e descartáveis nos estabelecimentos. Um copo de poliestireno por exemplo chega a durar cerca de 6 meses, enquanto um copo de acrílico cerca de 1 ano, um copo de policarbonato cerca de 1,5 ano e um copo de polipropileno dura cerca de 2 anos em média. Obviamente que se trata de uma média e depende muito do cuidado que o cliente tem com o produto e sua higienização.

Compensa comprar copos duráveis?

Com certeza! Além da questão ambiental envolvida, os copos duráveis e as canecas ecológicas são ecologicamente corretos, ou eco, como alguns gostam de chamar, pelo fato de ajudarem para que sejam utilizados menos recursos do meio ambiente e ainda evitam que os produtos sejam descartados após 1 único uso, como é o caso dos copos descartáveis.

Além disso, quando se fala em custo x benefício os copos reutilizáveis e duráveis se tornam viáveis em menos de 3 meses de uso, ou seja, embora o investimento de aquisição seja um pouco mais alto no início, por ser um copo que possui alta durabilidade, essa economia já é percebida logo nos primeiros meses, uma vez que os copos duram e os estabelecimentos demoram para fazer sua reposição.

E aí? Já garantiu o seu copo resistente e durável? Adote o seu copo ou caneca e ajude o meio ambiente!
Fabricação de Produtos
Você também pode gostar

Posts Relacionados

Conteúdos Gerais
Alan Barbosa

Tampografia, Serigrafia, Sublimação ou Transfer: Qual a diferença?

Confira os métodos mais comuns de personalização: Tampografia, Serigrafia, Sublimação e Transfer. Entenda a diferença de cada processo de personalização e escolha qual se adequa melhor à sua necessidade
Sustentabilidade
Mulher sorridente segurando um copo sustentável green cups
Ricardo Lopes

Green Cups: A Escolha Sustentável para o Seu Dia a Dia!

Descubra como os Copos Sustentáveis Green Cups podem transformar seu dia a dia, reduzindo o lixo e gerando economia.