Sustentabilidade
Patricia Abreu

Sustentabilidade empresarial: como sua empresa pode reduzir custos e ainda contribuir com o meio ambiente

Atualmente tem sido possível observar que a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a natureza tem mudado significativamente. Com isso, explodiu uma temática totalmente relevante, que é a sustentabilidade empresarial.

Mais do que nunca, é necessário que as organizações entendam o protagonismo da sustentabilidade empresarial como requisito vital para a nossa sobrevivência.

Não há dúvidas de que esse é o caminho mais concreto para um planejamento, implementação e controle de práticas sustentáveis nas empresas.

Mas, afinal, o que é a sustentabilidade empresarial?

Basicamente, sustentabilidade empresarial consiste em uma série de ações que são adotadas com a finalidade de diminuir os impactos ambientais que a empresa produz.

É preciso tempo e dedicação para implementar essa mudança, pois é necessário olhar com cuidado para todos os aspectos e entender quais deles podem ser alterados para que sua empresa se torne, de fato, sustentável.

A ciência tem mostrado que as empresas precisam produzir de uma forma diferente para reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

De qualquer maneira, a sustentabilidade tem mais a ver com o seu negócio do que você imagina. Ela ajuda a gerar economia, resultado e impacto positivo.

O mundo hoje vive um grande desafio que é vencer essa alteração que o clima global vem enfrentando em função das atividades humanas.

A sustentabilidade empresarial é um importante caminho para as empresas atuarem, visto que não há hoje empresas líderes no mercado em que a sustentabilidade não esteja entre os cinco temas mais importantes de seu dia a dia.

É importante frisar que sustentabilidade não é um assunto só de empresas, mas sim um assunto do século 21 que diz respeito ao tipo de sociedade e ao estilo de vida que queremos.

O fato é que, quando uma empresa decide seguir em frente com projetos sustentáveis, ela exerce uma grande influência no impacto social.

Mudar requer participação de todos

Empresas sustentáveis que priorizam uma relação mais justa com o meio ambiente e com seus colaboradores, sem dúvida, são empresas que geram melhores resultados. Mas uma mudança desse porte não pode existir se todos não fizerem parte dela

Quando uma empresa decide ser humanista, ela tem o potencial e a capacidade de empoderar pessoas e de criar condições para que cada uma delas cresça e se desenvolva melhor.

Uma empresa eficiente sabe que resultados e processos são importantes, mas, mais do que isso, a inovação deve estar a serviço de todos, pois os consumidores estão cada vez mais inclinados a ter interesse em empresas que tenham uma relação mais sustentável com o planeta.

Como ser uma empresa mais sustentável

●       Investir em energia sustentável

A energia solar é uma opção acessivel que gera impacto positivo no meio ambiente e ainda diminui os custos fixos de energia elétrica, que nos últimos anos não pararam de aumentar

Então, quando uma empresa diminui a demanda de gasto de energia de uma maneira sustentável, passa a ter um retorno maior da sua operação e elimina um custo que só aumenta e está totalmente fora do seu controle.

Interessante perceber que um problema global, como a mudança climática, pode ter uma ação local no seu negócio, que além do impacto positivo para a empresa, contribui com o planeta.

●       Economia de baixo carbono

É um conjunto de alternativas sustentáveis que tem o objetivo de reduzir o impacto negativo no meio ambiente, gerando emprego e desenvolvimento.

Estudos recentes de órgãos governamentais já indicam diversas empresas interessadas na economia de baixo carbono.

Ela tem como objetivo obter lucro com o desenvolvimento, comercialização e utilização de sistemas tecnológicos que visem à redução ou à eliminação do uso de fontes de energia fóssil.

●       Redução de resíduos

A redução de resíduos consiste, basicamente, em implementar programas de coleta seletiva, reduzir a utilização de descartáveis e usar materiais reutilizáveis e biodegradáveis.

Essa é uma das soluções mais simples a serem adotadas que, além do grande impacto positivo na questão da sustentabilidade, gera benefícios financeiros para as empresa, reduzindo custos.

Um exemplo que pode ilustrar bem as muitas maneiras de reduzir resíduos nas empresas é a implantação de canecas sustentáveis para uso de funcionários, evitando assim o consumo desenfreado de descartáveis. Além disso, no segmento de restaurantes e refeitórios é muito comum hoje em dia observarmos a utilização de copos duráveis nas refeições, justamente para reduzir o volume de lixo gerado.

Além dessa mudança em copos e canecas é possível as empresas também utilizarem ao máximo todas as partes dos alimentos, adotarem práticas de compostagem, reaproveitarem o óleo usado, etc.

Um novo olhar para a sustentabilidade empresarial

Existem muitas outras ações que podem ser tomadas pelas empresas para que se tornem sustentáveis.

O mais importante é entender que o lucro mais legítimo, aquele que cada vez mais as pessoas vão reconhecer, é o que vem não em prejuízo de pessoas e meio ambiente, mas sim em benefício deles.

Ou seja, um lucro que não prejudica a sociedade e não impacta negativamente o meio ambiente.

Outro ponto relevante é perceber que sustentabilidade empresarial não é uma espécie de pedágio a se pagar para ser uma empresa funcional e aceita, tomando isso como um peso ou obrigação.

Na verdade, esse é um campo de oportunidades novas, incluindo:

  • Melhorar processos para que eles sejam menos impactantes
  • Economizar recursos naturais
  • Reduzir custo
  • Gerar novos produtos

Produtos sustentáveis para empresas

A linha exclusiva de copos sustentáveis Green Cups disponível na KrystalON são um exemplo de produtos duráveis, feitos a partir da cana de açúcar e que reduzem o volume de lixo gerado, contribuindo com o meio ambiente. Além dos produtos possuírem vida útil de 2 a 3 anos após o uso, podem retornar à Indústria. A Krystalon realiza a logística reversa para o descarte ecologicamente correto

Sustentabilidade
Você também pode gostar

Posts Relacionados

Conteúdos Gerais
Alan Barbosa

Tampografia, Serigrafia, Sublimação ou Transfer: Qual a diferença?

Confira os métodos mais comuns de personalização: Tampografia, Serigrafia, Sublimação e Transfer. Entenda a diferença de cada processo de personalização e escolha qual se adequa melhor à sua necessidade
Sustentabilidade
Mulher sorridente segurando um copo sustentável green cups
Ricardo Lopes

Green Cups: A Escolha Sustentável para o Seu Dia a Dia!

Descubra como os Copos Sustentáveis Green Cups podem transformar seu dia a dia, reduzindo o lixo e gerando economia.